Link de exemplo

Voltar para Notícias

Criminal

Justiça condena seis ex-vereadores de Mogi das Cruzes em ação do MPSP

Processo decorrente da Operação Legis Easy responsabilizou também outras duas pessoas

 Sentença obtida pelo MPSP na última terça-feira (30/4) condenou oito réus, entre eles seis ex-vereadores de Mogi das Cruzes, por crimes como corrupção, tráfico de influência e organização criminosa. Um empresário e o filho de um ex-vereador também foram punidos. Somadas, as penas ultrapassam 58 anos de prisão. 

Os réus foram investigados no âmbito da Operação Legis Easy, deflagrada pelo MPSP no mês de setembro de 2020 mirando em um esquema de compra de apoio parlamentar para a aprovação de leis encomendadas por empresários. De acordo com a Promotoria do Patrimônio Público, houve corrupção na Câmara e em contratos com a Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes e com o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae).  

Segundo a denúncia assinada pelo promotor Kleber Basso, as investigações começaram com a notícia de que um empresário do ramo da construção civil havia pago, com recursos próprios, a quantia de R$ 314.295,00 pela compra de nove veículos que tinham um então vereador como destinatário. A partir do cumprimento de mandados de busca e apreensão, da análise do conteúdo de celulares dos envolvidos e da quebra de sigilo bancário, constatou-se uma sofisticada organização criminosa voltada a desviar recursos públicos, bem como obter vantagens indevidas.